LEXIO é uma plataforma de criação e gestão de contratos

Continuo a série de entrevistas com (co)fundadores de lawtechs e legaltechs. Até o momento mais de 40 startups jurídicas participaram do quadro. Hoje é a vez de conhecer a LEXIO, uma plataforma de criação e gestão de contratos. Conversei com o Fabrício Ramos, CEO da startup, sobre o funcionamento, as soluções e os planos para o futuro:

Conheça a LEXIO

Conheça, então, mais detalhes da lawtech:

LEXIO 01

1. Em primeiro lugar, como surgiu a LEXIO?

A Lexio surgiu a partir de um diagnóstico junto a escritórios, advogados e empresas brasileiras de que o processo de criação, assinatura e gestão de contratos no Brasil ainda era muito arcaico e pouco automatizado. Dessa forma, o escritório Baptista Luz Advogados decidiu montar uma equipe destinada a criar uma solução para resolver esse problema, nascendo a Lexio (2018). Após dois anos de incubação e experimentação junto ao escritório, a Lexio passou a andar com suas próprias pernas e oferecer sua solução de gestão de contratos para inúmeras empresas relevantes, como Demarest, Asics, Flash, Farmarcas, Febrafar e Alsol.

2. Só para ilustrar, quais são os serviços oferecidos pela LEXIO?

A Lexio é uma solução completa de gestão do ciclo de vida de contratos, oferecendo ferramentas para a criação, assinatura, aprovação e gestão de prazos e informações contratuais. Integramos todas as etapas do fluxo de contratos, permitindo que o usuário crie um documento sem erros com poucos cliques, assine em minutos, controle a aprovação e organize todos os prazos de contratos em um só lugar. Além disso, automatizamos contratos de diversos clientes para que equipes jurídicas, RHs e comerciais consigam criar seus documentos repetitivos de maneira automatizada, inteligente e sem erro, chegando a reduzir em até 90% o tempo gasto na elaboração de um documento.

É provável que você goste:

Lexly é uma plataforma para criar contratos inteligentes online

3. Em suma, qual é o diferencial em relação às demais startups que oferecem soluções similares?

Cabe aqui dizer que temos algumas startups de gestão de contratos, assinatura e criação que são bem interessantes. Já é possível ver um avanço interessante da área. Entretanto, em termos de diferenciais, penso que a Lexio unifica melhor fluxos contratuais em uma só solução (sendo completa); não necessitamos de implementação e longos processos para início do uso e temos o melhor custo-benefício entre funcionalidades oferecidas e preço cobrado. Uma solução completa Lexio que atende grandes empresas teria um custo de 10% do investimento se comparado às plataformas mais antigas de gestão de contratos que ainda não se modernizaram.

4. A LEXIO tem um Propósito Transformador Massivo (MTP)? Se sim, qual?

Queremos provar que advogados e advogadas não precisam perder tanto tempo em tarefas burocráticas; que o valor de gestores de contratos é muito maior do que preencher documentos repetitivos e controlar planilhas. A Lexio quer ser o mecanismo que permite advogados e advogadas a focar no que realmente importa e a usar seu conhecimento jurídico de uma maneira mais eficiente.

É provável que você goste:

Cláusula Certa oferece uma experiência de busca assertiva de cláusulas contratuais

5. Quem são, aliás, as pessoas por trás da LEXIO?

  • Fabrício Ramos: CEO, formado em Direito na FGV-SP, atualmente toca a parte comercial e estratégica da Lexio;
  • Rafael Docampo: COO, formado em Direito na Universidade de São Paulo, o responsável pela parte de desenvolvimento;
  • Luis Felipe Baptista Luz: Founder e Sócio Gestor do Baptista Luz Advogados.

6. Quais são, em síntese, os planos da LEXIO para os próximos anos?

Consolidação como a maneira mais eficiente de gestão de contratos e democratizar o acesso a ferramentas de CLM (contract lifecycle management) para o maior número de empresas possível. Em termos de produto, enfim, queremos implementar cada vez mais análises de BI e extração de dados jurídicos para a tomada de decisão inteligente de gestores da área.


Enfim, quer estar por dentro de tudo que envolve Direito, inovação e novas tecnologias?

Siga-me, então, no FacebookInstagram e LinkedIn e acompanhe conteúdos diários para se manter atualizado.

Bernardo de Azevedo

Advogado, empreendedor, professor e pesquisador de novas tecnologias. Acredita no poder da informação como forma de incentivar as pessoas a promover mudanças.

Anterior

AMB Lab busca impulsionar o movimento de inovação dentro do Judiciário

Próximo

Legal designers: quem são esses profissionais?