Relatórios revelam oportunidades e desafios jurídicos do metaverso

Compartilhe este conteúdo

Nos últimos meses foram publicados importantes relatórios, abrangendo tanto as oportunidades quanto os desafios jurídicos do metaverso. Embora existam muitas incertezas relacionadas ao novo ambiente, os documentos disponibilizados a seguir, o primeiro em inglês e os demais em português, fornecem um vislumbre do que vem por aí.

Oportunidades e desafios jurídicos do metaverso

O escritório de advocacia Reed Smith, com sede em Pittsburgh (EUA), publicou um white paper de 76 páginas sobre o metaverso. Em síntese, o documento abrange tanto as oportunidades quanto os desafios que os profissionais da advocacia deverão lidar nos próximos anos. A banca lançou o documento em maio de 2021, assim destacando:

Publicamos o Reed Smith Guide to the Metaverse em maio de 2021, 29 anos após o termo ter sido usado pela primeira vez no romance de ficção científica Snow Crash, cinco anos após o lançamento do mundo virtual de Pokémon GO e cinco meses antes de o Facebook mudar seu nome para Meta.

  • Clique AQUI para acessar o white paper

Já o escritório de advocacia BMA Advogados publicou o relatório Metalaw: reflexões sobre a aplicação do Direito no metaverso. Com sede em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, a banca apresenta questionamentos e perspectivas de profissionais. O documento, em suma, busca ajudar a encontrar respostas e a formular perguntas sobre o tema:

reunimos profissionais de diversas áreas de prática do BMA para elaborar artigos com visões importantes sobre o que se pode esperar da aplicação do Direito no Metaverso e quais devem ser alguns dos desafios jurídicos desse novo mundo.

  • Clique AQUI para acessar o relatório
desafios jurídicos do metaverso 01
O metaverso apresenta oportunidades e desafios para o Direito

É provável que você goste:

Entenda por que os escritórios de advocacia estão entrando no metaverso

Escritórios de advocacia pretendem ingressar no metaverso

A consultoria de marketing jurídico LETS Marketing, conduziu a primeira pesquisa sobre metaverso de que tenho notícia. O levantamento, intitulado Metaverso no mercado jurídico, revelou que 67% dos escritórios de advocacia pretendem ingressar no novo ambiente para expandir sua atuação e oferecer novos serviços:

  • Clique AQUI para acessar a pesquisa

Enfim, quer estar por dentro de tudo que envolve Direito, inovação e novas tecnologias?

Siga-me, então, no FacebookInstagram e LinkedIn e acompanhe conteúdos diários para se manter atualizado.

Bernardo de Azevedo

Bernardo de Azevedo

Advogado. Doutorando em Direito (UNISINOS). Mestre em Ciências Criminais (PUCRS). Especialista em Computação Forense e Segurança da Informação (IPOG). Professor dos Cursos de Pós-Graduação em Direito da Universidade FEEVALE e da Universidade de Caxias do Sul (UCS).
Rolar para cima
× Como posso te ajudar?