Ferramentas de comunicação assíncrona são cada vez mais comuns entre os advogados. Aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, integram o toolkit dos profissionais e facilitam a interlocução com os clientes. Mas a verdade é que nem todos conseguem ser produtivos em meio ao excesso de mensagens, arquivos, alertas e notificações.
Para enfrentar a sobrecarga de informação dos grupos de WhatsApp, alguns profissionais optam por plataformas de mensagens baseadas em canais. Com o Slack, por exemplo, é possível se comunicar em grupos privados e organizar salas por tópicos. Contudo, nem todos os profissionais se adaptam e, muitas vezes, retornam aos e-tradicionais e-mails.
Revolucionando a comunicação nos escritórios de advocacia
Ciente de tal realidade, a Legal Connection desenvolveu um software para que advogados possam colaborar remotamente, de forma bastante similar aos usuais aplicativos de mensagens eletrônicas, mas em ambiente diverso e com recursos exclusivos. Com a solução, a startup britânica planeja revolucionar a comunicação nos escritórios de advocacia:
Usando o Legal Connection, os advogados se conectam com seus colegas para formar colaborações baseadas em projetos. O produto parece uma ferramenta de rede social, mas funciona como um processo jurídico. – Legal Connection
Como funciona o software
Ainda em desenvolvimento, o software propõe que advogados colaborem em grupos privados e criptografados, de forma simplificada e organizada. Os profissionais, em suma, podem configurar o assunto de cada grupo. Além disso, podem adicionar tanto colegas quanto clientes, para acompanhar o progresso do trabalho e a execução das tarefas.
A Legal Connection acredita que as equipes jurídicas modernas precisam ser ágeis, coordenadas e multidisciplinares. O software busca, portanto, auxiliar os profissionais na execução diária de suas tarefas. Dentro do programa, só para ilustrar, os advogados são capazes de adicionar arquivos e pastas com um simples “arrastar e soltar”.
O software armazena todos os conteúdos em nuvem. Desse modo, os usuários conseguem acessá-los em qualquer lugar, a partir de dispositivos autenticados. Os arquivos podem ser rapidamente catalogados por assunto. Com a solução, a startup pretende eliminar, de vez, o envio de e-mails – ao menos entre os próprios membros do escritório.
É provável que você goste:
Investidores apostam em startup que propõe divórcio online sem advogados
Financiamento coletivo
Até o momento, a Legal Connection arrecadou quase £ 200.000 de mais de 390 investidores, utilizando a plataforma de financiamento coletivo CrowdCube. O valor arrecadado será destinado para aumentar sua base de usuários, continuar o desenvolvimento de recursos e impulsionar a comunicação jurídica nos escritórios de advocacia:
É um mundo que está se reconstruindo. Estamos construindo a tecnologia para esse mundo, começando com pequenos escritórios de advocacia e crescendo. – Guy Stern (CEO da Legal Connection)
Quer estar por dentro de tudo que envolve Direito, inovação e novas tecnologias?
Siga-me, então, no Facebook, Instagram e LinkedIn e acompanhe conteúdos diários para se manter atualizado.