De olho em 2023: saiba quais são as principais tendências para a área jurídica

Compartilhe este conteúdo

O que esperar do mercado jurídico de 2023? Quais são as principais tendências para a área jurídica? Todos os anos especialistas e empresas de tecnologia enfrentam esses questionamentos para entender o que está por vir. Reuni a seguir insights valiosos para que possamos nos preparar ainda mais para 2023.

Principais tendências para a área jurídica

Conheça as principais tendências para a área jurídica:

1. Equipes multidisciplinares

Os problemas estão cada vez mais complexos. Logo, para atender clientes no mundo digital com eficiência e qualidade, os escritórios contarão com equipes multidisciplinares. Profissionais de diferentes expertises sentarão à mesa para, juntamente com os advogados, modelar e oferecer os serviços jurídicos.

área jurídica

2. Sedes físicas perdem relevância

Os clientes estão bem ambientados às reuniões por videoconferência. E muitos preferem reuniões virtuais a reuniões presenciais. À medida que as interações ocorrem em ambientes digitais, a tendência é que os clientes passem a se importar cada vez menos se seus advogados têm escritórios com estrutura física.

3. Maior flexibilidade no trabalho

As expectativas dos colaboradores dos escritórios de advocacia e das empresas mudaram, e a demanda por flexibilidade veio para ficar. Escritórios de advocacia e empresas que oferecem mais flexibilidade e funções remotas ou híbridas vão atrair e reter um número maior de candidatos qualificados.

É provável que você goste:

Conheça as principais tendências para o mercado jurídico de 2022

4. Clientes ainda mais exigentes

Os clientes já exigem que os escritórios de advocacia informem se utilizam tecnologia em suas atividades, bem como descrevam quais soluções tecnológicas possuem para ser mais produtivos e eficientes. Como os clientes têm cada vez mais acesso à informação, a tendência é que os níveis de exigência aumentem.

5. Experiência do cliente como foco

Cada vez mais, os escritórios de advocacia vão entender que devem investir em recursos para melhorar a experiência de seus clientes. Os advogados não vão medir esforços para alcançar isso, fazendo tudo ao seu alcance para auxiliar os clientes e utilizando o que sabem sobre eles para antecipar necessidades futuras.

Enfim, quer estar por dentro de tudo que envolve Direito, inovação e novas tecnologias?

Siga-me no FacebookInstagram e LinkedIn e acompanhe conteúdos diários para se manter atualizado.

Bernardo de Azevedo

Bernardo de Azevedo

Advogado. Doutorando em Direito (UNISINOS). Mestre em Ciências Criminais (PUCRS). Especialista em Computação Forense e Segurança da Informação (IPOG). Professor dos Cursos de Pós-Graduação em Direito da Universidade FEEVALE e da Universidade de Caxias do Sul (UCS).
Rolar para cima
× Como posso te ajudar?