Cálculo Jurídico é uma plataforma de cálculos online que elimina a dor de cabeça dos advogados

Continuo a série de entrevistas com (co)fundadores de lawtechs e legaltechs do Brasil. Na entrevista de hoje recebi a Cálculo Jurídico, uma plataforma de cálculos online que elimina a dor de cabeça dos advogados. Conversei com o Mauricio Moraes, CEO e cofundador, sobre o funcionamento e os planos para o futuro. Conheça, então, mais detalhes da Cálculo Jurídico:

Cálculo Jurídico 01

1. Em primeiro lugar, como surgiu a Cálculo Jurídico?

A Cálculo Jurídico surgiu de uma dor, de uma necessidade e a pedido de muitos advogados. O meu sócio Rafael, que é Advogado, já realizava os cálculos previdenciários no escritório usando planilhas. Quando ele estava fazendo a pós de direito previdenciário, várias pessoas começaram a oferecer dinheiro pelas planilhas dele. Era bastante dinheiro na época.

Mas vender planilhas não é algo escalável e não resolveria totalmente o problema dos cálculos dos advogados. No mês seguinte já sairia um índice novo (ou mesmo uma regra nova) e essas planilhas já estariam desatualizadas. Na mesma época, eu saí da Embraer e vim para Curitiba para casar com a Carol. (Deu certo! Estamos muito felizes!) 

Nesse período ajudei o Rafael a desenvolver um “chupa-cabra” pra inserir os dados nas planilhas. Os Advogados passavam várias horas inserindo os dados na planilha manualmente, então fiz um programa simples que pegava o documento digitalizado e passava por um OCR (reconhecedor de caracteres) e inseria tudo na planilha. 

É provável que você goste:

iProcessum utiliza inteligência computacional para diminuir trabalhos repetitivos dos advogados

Quando o “chupa-cabra” deu certo, preenchendo em segundos centenas de salários do papel pra planilha, foi nessa hora que deu aquele estaloFoi aí que a gente percebeu que aliar a tecnologia ao direito seria incrível e poderia ajudar muito os advogados a focarem no que realmente importa: Atender bem o cliente. E não ficar horas preenchendo planilhas e conferindo números.

Então desenvolvemos o programa durante 4 anos antes de lançar para público. Foi bastante trabalho pra ficar de uma forma realmente prática para os advogados e fazendo tudo o que um escritório de Direito Previdenciário precisa no dia a dia, quando falamos de cálculos.

Não foi fácil. Algumas pessoas inclusive chegaram a dizer pra gente que não seria possível fazer um programa que consegue calcular os benefícios com toda a complexidade do previdenciário. E elas estavam 100% certas quanto à complexidade, porque previdenciário tem muitos detalhes. Mas elas são nossas assinantes do CJ hoje e acredito que estamos conseguindo deixar elas felizes. Hehe!

Quando lançamos, deu tão certo que em menos de 1 ano a gente já estava atendendo mais de 1000 escritórios pagantes em todo o Brasil e desde então estamos crescendo bastante (até mais rápido). Mas tudo surgiu por causa dessa necessidade dos advogados de realizar os cálculos de forma segura e rápida, pra liberar o tempo para fazer o que importa, que é atender bem ao cliente e procurar o melhor direito para eles.

2. Em resumo, quais são os serviços oferecidos pela startup?

Nosso produto é o software de cálculos online que elimina o stress dos advogados com cálculos. Tudo é online. Ele pode acessar de onde quiser e ter a segurança de que todas as regras de cálculos e índices vão estar sempre atualizados sempre que houver alguma mudança. Ele preenche os dados do cliente rapidinho no sistema de forma segura, pelo próprio navegador e já vê vários cenários em que o cliente tem direito e que pode escolher o melhor pro cliente.

Assim, ele tem muito mais tempo e o faturamento do escritório aumenta, como temos visto com tantos escritórios. Isso acontece porque, além de pegar possibilidades melhores, os advogados podem focar em outras tarefas do escritório. Que sabemos que são muitas! Além do nosso software de cálculos, a gente dá muito conteúdo bom de graça no nosso blog e nas redes sociais. Tudo muito prático e em linguagem simples pro advogado usar imediatamente e já ver os resultados.

É provável que você goste:

Jusbrasil pretende revolucionar o acesso à justiça

Essa parte é fundamental pra empresa, porque estamos sempre pesquisando, produzindo conteúdo que ajuda a atrair mais pessoas interessadas, ensina nossos assinantes a extraírem ainda mais valor do programa, fornece muita base pra desenvolvermos o produto e coloca a gente em contato com os advogados por meio dos comentários, emails e redes sociais.

Também temos cursos de autoridades no Direito dentro do nosso programa que são exclusivos para os assinantes e no futuro vamos começar a colocar cada vez mais cursos nessa seção especial.

A gente tem muito cuidado com a parte visual, pra garantir que os conteúdos sejam gostosos de ler. E parece estar dando certo. Prova recente foi o infográfico resumo das mudanças na Reforma da Previdência. Foi muito comentado e baixado por centenas de advogados. Até fiz questão de trazer aqui pros advogados que estiverem vendo nossa entrevista, porque ajuda a entender tudo rapidinho.

Então resumindo… tudo na CJ hoje circula em torno de estudar bastante, produzir conteúdo prático pro dia a dia dos advogados e por consequência, desenvolver o programa mais prático possível de cálculos para os advogados terem sucesso.

3. Qual é o diferencial da Calculo Jurídico em relação às demais startups que oferecem soluções similares?

A gente não confia em programas de cálculos. Esquisito né? hehe! Mas é por esse motivo que a gente começou a desenvolver a CJ em primeiro lugar. Tem coisas que fazem a empresa ser bem diferente em vários aspectos, mas acredito que a forma como a gente pensa a empresa que é a base pra todas essas diferenças. 

Este artigo explica bem como isso impacta na forma que pensamos o programa, porque temos um processo de melhoria contínua e de engenharia pesado em cima do software. Isso faz com que a gente tenha um atendimento super próximo dos advogados e em constante contato. O que faz com que a gente saiba muito rápido quais são as necessidades que eles enfrentam no dia a dia. 

E como o atendimento está muito próximo da engenharia, esse ciclo roda extremamente rápido. Da demanda, passando pelo desenvolvimento, indo para os clientes e retornando com as impressões deles para reavaliarmos. Então a gente conseguiu fazer algo que aprendi lá na engenharia de controle, onde trabalhei na aviação. Aprendi bem a importância desses ciclos “PDCA” curtos, que são ciclos com feedback e ação rápida.

É provável que você goste:

DirectData ajuda advogados que procuram agilidade e segurança no processo de tomada de decisão

Assim a gente consegue o efeito “juros composto” na empresa. Todo dia melhoramos um pouco e aproveitamos o que a gente fez no dia anterior. O resultado no longo prazo é muito forte, porque a gente não patina, mas construímos em cima do que a nossa equipe fez.

Mas claro, isso só dá certo porque a gente consegue manter essa proximidade entre os times, informação fluindo rápido entre os advogados e a gente e internamente, tudo muito claro e pouca burocracia. Então a gente tem a empresa com um método muito simples de fazer as coisas. Todo o resto que as pessoas percebem na superfície decorre disso:

Clareza e Transparência – Não adianta só a informação estar disponível pra todos. Ela tem que ser fácil de entender, clara, cristalina e em linguagem acessível. Falar algo complicado de forma complicada é fácil. Difícil é explicar algo complicado de uma forma que todo mundo entende! 🙂

Atendimento juntinho do cliente – Que acaba fazendo os assinantes adorarem o atendimento, mas que também faz o nosso ciclo de feedback rodar rapidinho, como te contei antes.

É provável que você goste:

Com processamento de linguagem jurídica, JurisIntel ajuda advogados na tomada de decisões

Entregas constantes e rápidas – Tudo na nuvem pra todo mundo, sempre trazendo as coisas mais novas e práticas pras pessoas, seguindo um procedimento de engenharia muito robusto.

E tantas outras características que acabam sendo consequências do fato de termos um método bem claro e pessoas muito inteligentes aplicando ele de forma consistente. Juros composto.

4. A Cálculo Jurídico tem um Propósito Transformador Massivo (MTP)? Se sim, qual?

Vai parecer a “tia da escolinha”, mas não vejo como começar essa resposta sem citar a missão da empresa: “Promover a justiça através dos cálculos. Inspirar segurança e praticidade nos advogados, concedendo tempo para uma advocacia humana e justa.” Nós prestamos um serviço pros advogados, mas eles são os vetores da justiça. 

Cada hora que otimizamos de tempo dos advogados, dá pra entender como uma hora a mais de “justiça andando”. O efeito sistêmico disso tudo é incrível e a gente fica impressionado! Vou te contar uma história que exemplifica muito essa ideia… Olha só… Um dia a nossa assinante Adriana do RJ chegou pra mim e comentou que passou os dados da cliente para uma pessoa que fazia os cálculos pra ela. 

Essa pessoa devolveu dizendo que a cliente não tinha direito à revisão. Ok… Mas quando ela contratou o CJ, ela resolveu colocar os dados da cliente pra testar o programa. E não é que o programa mostrou que tinha sim direito a uma revisão da aposentadoria?! Ela entrou com a ação e ganhou! Pensa na alegria da cliente! E pensa na alegria da Adriana me contando isso num evento que a gente se encontrou.

É provável que você goste:

SuitLaw otimiza tempo dos advogados com peticionamento inteligente

Isso me faz ver que aumentar em R$ 100, R$ 200 a aposentadoria de uma família que ganha um salário mínimo é realmente transformador na vida dessas pessoas. Faz muita diferença. Às vezes é até difícil se colocar no lugar de algumas pessoas assim, porque a gente nem imagina toda a dificuldade que elas passam. 

Mas quando eu vejo lá o número de pessoas com cálculos feitos através do CJ batendo várias centenas de milhares, eu penso em quantos casos como esse o CJ proporciona. Daí eu vejo que realmente a empresa é transformadora. Não consigo pensar em nada mais transformador do que ajudar os advogados a lutarem pelo direito que a pessoa trabalhou a vida toda pra merecer

É incrível demais e fico até sensibilizado de pensar nisso. Pensar nas histórias que aquele número enorme oculta. Isso dá uma energia gigante pra gente continuar resolvendo essa questão dos cálculos da melhor maneira possível pros advogados, porque a gente sabe que o impacto sistêmico do CJ no Brasil é altamente transformador de vidas e que isso ressoa tanto com a nossa missão! 🙂

5. Quem são as pessoas por trás da startup?

Por trás do CJ estão os “CJtrs”. hehe! Eu e o Rafael somos os fundadores da empresa. Eu sou um Engenheiro Eletrônico formado no ITA que era louco por aviões, mas me apaixonei mais ainda por esse casamento do Direito com a Tecnologia. Dá pra fazer coisas muito maneiras! O Rafael é administrador de empresas, advogado que curte muito tomar café e aprender sobre tecnologia.

Mas depois que a empresa começou, a gente criou um processo seletivo muito diferente. Depois do ITA eu tinha certeza de que um processo seletivo bem pensado seria fundamental pra empresa. Até posso te contar mais sobre esse processo depois. A gente até fez um app pra ajudar a gente com ele. hehe! Mas não tenho certeza se foi esse processo bem difícil ou uma sorte absurda, que conseguiu atrair só gente muito fera. 

É provável que você goste:

AdvoHelp ajuda advogados a localizar e contratar correspondentes

Eles são o espírito da CJ hoje e tenho muito orgulho de trabalhar com eles. Queria citar o nome de cada um e as histórias deles, mas ficaria muito longo. Só posso pedir pra vocês verem as publicações do CJ no nosso blog e nas redes sociais pra conhecer cada um. Porque todos eles produzem conteúdos e todos são escritores muito bons. Obs: Esse é um dos requisitos! hehe!

Mas aproveito pra dizer que sou muito feliz trabalhando com os “CJtrs” e que cada vez fica melhor.

6. Quais são os planos da Cálculo Jurídico para os próximos anos?

Hummm. As coisas mudam bem rápido pras empresas de tecnologia. Então a gente trata os planos como “chutes elegantes”. “Planning is guessing” (planejar é chutar/adivinhar) como diz um livro que gosto muito. Isso faz com que a gente tenha a facilidade de mudar de direção pra continuar sempre atendendo nossos clientes da melhor forma. Mas não é por isso que a gente deixa de planejar, não é mesmo?

Agora em 2020, vamos lançar a área de cálculos trabalhista. Assim os advogados vão poder fazer todos os seus cálculos trabalhistas e previdenciários dentro do mesmo programa, com muita facilidade, já que as duas áreas têm tanta sinergia.

Pra isso já estamos com uma quantidade enorme de conteúdo bom sobre trabalhista no nosso blog, já que tudo nasce da produção de conteúdo prático na Cálculo Jurídico. Hehe! Também vamos lançar uma interface nova, que foi toda refeita por especialistas em usabilidade, que vai deixar ainda mais prática e intuitiva a forma de fazer os cálculos e ver as possibilidades.

É provável que você goste:

CódigoConduta integra todos os documentos da gestão do Compliance em uma única ferramenta

Claro. Esses são só alguns planos para o produto. Para a empresa, se seguirmos a tendência do passado vamos crescer muito nos próximos anos, mas queremos poder atender a ainda mais advogados, oferecer uma plataforma fácil pra eles usarem todos dias. Vai ser o ato reflexo deles abrir o CJ quando aparecer um cálculo. hehe!

No futuro vai ser assim: “Pensou em cálculos jurídicos, Cálculo Jurídico!” Em suma, vamos ser a referência dos advogados para cálculos, pra terminar nossa conversa com um slogan bonitinho. hehe! Quero deixar um abraço pra todos que estão vendo esta entrevista e um agradecimento especial pro Bernardo. Além disso, deixar o Parabéns por estar fazendo um trabalho muito bom de desmistificar a tecnologia pra tantos advogados.

Já falei pro Bernardo, quanto mais os advogados entenderem de tecnologia, melhor pra gente! hehehe! Abração pra todos! Enfim, valeu Bernardo!


Aliás, você já conhecia a Cálculo Jurídico?

Deixe seu comentário abaixo!


Quer estar por dentro de tudo que envolve Direito, inovação e novas tecnologias?

Então, siga-me no FacebookInstagram e LinkedIn e acompanhe conteúdos diários para se manter atualizado.

Bernardo de Azevedo

Advogado, empreendedor, professor e pesquisador de novas tecnologias. Acredita no poder da informação como forma de incentivar as pessoas a promover mudanças.

Anterior

3 livros estrangeiros para entender o futuro da Advocacia

Próximo

5 competências essenciais para os advogados do futuro